sexta-feira, 27 de maio de 2016

Precisamos Falar Sobre A Cultura do Estupro

A Cultura do Estupro é assustadora e real. Não adianta negar, ela persiste no país, e desde ontem nos deparamos com mais um dentre milhares de casos chocantes e revoltantes desse tipo horrendo de crime, que acontece em média há cada 11 minutos por aqui.
O caso é o da jovem que foi estuprada por 30 homens, e tudo isso foi exposto pelos próprios nas redes sociais, o que nos fez mais uma vez ver e pensar na situação da mulher

Chocante, revoltante, crítico e nojento. Podemos definir nisso e muito mais, ir além. O Estupro é o ápice de um caso onde assédio é visto como normal, onde a passada de mão vale como cantada, onde não se educa para respeitar o próximo, principalmente as mulheres, e também se educa para maldizer, escarnecer, rejeitar a vítima, tentar fazê-la se ver como culpada, o que acaba por ser traumatizante, não há como negar: Síndrome do Pânico, depressão, ansiedade, fobia social.

Temos que tirar da cabeça que a mulher pede por ser mulher, que o estupro seria uma salvação, que só porque ela tem uma relação ela não poderia ser estuprada, que a piada com estupro é normal, que a cantada agressiva e desnecessária vai fazer qualquer mulher cair aos pés de um homem, e por aí vai. A vida, as danças, as músicas, as roupas, com quem ela sai ou deixa de sair, nada é culpa para nenhuma mulher sofrer por causa de estupro, e nem isso é o caso que vai impedir o criminoso de fazer o ato, como desde o ano passado várias notícias e relatos vem ganhando destaque por tratar disso. Exemplos de mulheres dopadas, forçadas, agredidas e até mortas não faltam nem hoje em dia, nem na história do mundo. Como já disse, independente de vestes, idade, estado civil.

O estupro sempre é crime e violência, não é: diversão, recompensa, direito, sexo, necessidade, merecimento, ou prazer. E a mudança dessa mentalidade só vai chegar com a mudança da Educação, de alguns valores, e do fim da ideia de que a mulher é propriedade de alguém. Temos que acabar com a Cultura do Estupro, o mais depressa possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário