segunda-feira, 25 de março de 2013

Hoje é dia de Índio

http://youtu.be/ATmee_-2IO8

Bem, caso você tenha ficado sem compreender, eu também escrevi, já que é o primeiro vídeo que faço, e espero que entendam a minha voz.


A última sexta-feira foi muito complicada para os cariocas que passavam pela região do Maracanã. Houve um confronto entre a Polícia Militar, e os simpatizantes dos Índios que vivam no antigo prédio do Museu do Índio, onde criaram a Aldeia Maracanã, onde vivam desde 2006. Mas qual seria o motivo de uma confusão tão grande?

O Governo do Estado queria demolir o prédio para construir um estacionamento para o Estádio, que seria inaugurado durante a Copa do Mundo, ano que vem, porém achou um obstáculo, vários índios que habitavam o prédio e tem como seus antepassados, os primeiros habitantes dessa nação, batizada de Brasil.

Os Índios não queriam a demolição do prédio, e o Defensor Público que os representava foi a público dar a opinião dos indígenas, explanando que eles queriam no mínimo a preservação do prédio. O governo aceitou e alguns índios já foram para hotéis que o estado pagou no Centro da Cidade, restando no local, apenas os mais ferrenhos na sua convicção de salvar a cultura da Aldeia Maracanã; entrou em cena, por sua vez, a Justiça Brasileira, que ordenou a evacuação do local em ação urgentíssima, e assim se fez.

Sabendo da decisão, manifestantes correram para a região do estádio já nas primeiras horas da manhã e anunciaram que defenderiam a gritos e palavras, os indígenas. A polícia foi para o local e esperou, enquanto os manifestantes gritavam e faziam barulhos com gritos de esquerda. Alguns índios saíram, e os que ficaram, fizeram uma fogueira e perderam o controle. Resultado? O Fogo consumiu a oca construída no local e as várias plantas do terreno, e foi a gota d’água para a polícia agir.

Começou a sair gás de pimenta e balas de borracha por todos os cantos possíveis. A Radial Oeste, avenida que passa pelo Maracanã ficou interditada nos dois sentidos, o que Norte e o Sul, fazendo uma confusão no transito no sentido norte, já que o número de carros era intenso.

Os Índios foram levados a força, e manifestantes presos, alguns com causa justíssima, outros não, já que ocorreram erros dos dois lados, o civil e o militar, o do povo e o da polícia, e a paz foi retomada, aos poucos; os índios foram levados para um terreno em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade, enquanto o Centro de Referência Indígena-prometido pelo Governador Sérgio Cabral Filho-não é construído.

E os Índios ficarão à espera do nada? Eu espero que não. Cabral tomou ódio dos “selvagens” e fazendo jus ao seu sobrenome descobridor, pode sim enlerdear a licitação, as obras, as licenças e tudo mais que precisar para a construção desse centro. De bom para o estado Cabral só fez uma coisa: UPP; O Brasil como um todo parece que desaprendeu que os Índios também foram escravos, só que em sua própria terra, seu próprio solo. Eles deviam ter imunidade da União para assuntos de terra, trabalho e cultura. É uma coisa que vem desaparecendo. Índio tem carro, diferente do que pensam a maioria dos brasileiros. Índio tem que ter cultura, e modernidade juntos.
Até uma próxima!

Um comentário:

  1. Que absurdo!
    Sérgio Cabral não é contra os índios. O prédio tem que ser reformado, não podia ficar um prédio abandonado com pessoas que invadiram morando lá dentro e pronto. Algo tinha que ser feito e ele fez o certo.

    ResponderExcluir